quarta-feira, 23 de agosto de 2017

História trágico-marítima (CCXXX)


O encalhe do bergantim de guerra português "Damão"

A imagem escolhida para contextualizar o sinistro a que se faz referência, é do bergantim "Serpente do Mar", que, por ter estado ao serviço da Marinha no mesmo período e ser do mesmo tipo, permite partir do pressuposto de se tratarem de unidades muito semelhantes.

(Bergantim "Serpente do Mar" - Marinha de Guerra Portuguesa)
Blog navios da Real Marinha de Guerra Portuguesa III - Séc. XII a XIX

No dia 6 do corrente deu à costa, junto a Vila do Conde, o bergantim de guerra "Damão", tendo-se perdido o seu Comandante, o segundo Oficial de Marinha, o Capelão e alguma gente mais da equipagem.
Anunciado ao Augusto Príncipe este sucesso, e que quase tudo o que era da Fazenda Real se tinha salvado, e que só havia a perda do hábil Comandante e mais algumas pessoas da equipagem, que fosse digna de lástima, o mesmo Augusto Senhor, sem hesitar, respondeu que antes se houvesse perdido toda a sua Real Fazenda, do que tão hábeis Oficiais e Vassalos, que eram aos seus olhos de um valor inestimável.
Este dito é uma verdadeira pintura da humanidade e das incomparáveis virtudes, que ornam a grande Alma deste Príncipe, o Ídolo dos seus Povos, e a quem Portugal deve a sua actual felicidade, no meio da quase universal desgraça da Europa.
(In "Gazeta de Lisboa", Nº LI - Supl. de 22 de Dezembro de 1798)

Sem comentários: