sexta-feira, 14 de outubro de 2016

Leixões na rota do turismo!


Navios de passageiros em porto,
durante a primeira quinzena de Outubro

Neste período diversos navios estiveram de regresso a Leixões, confirmando-se deste modo a importância que a localização oferece, entre portos no sul de Inglaterra e o norte de Espanha e a ligação de proximidade com Lisboa, ou até mesmo com a ilha de Madeira e outros portos com interesse turístico nas Baleares, nas viagens de cruzeiro que vem sendo programadas em ambos os percursos estabelecidos, i.e. sul-norte e vice-versa.
A justificar este sucesso, tem-se revelado fundamental as condições agora disponíveis no cais do terminal de passageiros, bem como a nova gare marítima, pela simplificação de processos que lhe são subjacentes. Essas são óptimas razões para compreender a continuação de navios a visitar o porto pela primeira vez, e que vem atraindo simultaneamente outros armadores a operar na Europa, e não só, em função das novas capacidades de oferta, conforme apontam as previsões em curso já para o próximo ano.
Faltará apenas concretizar-se o abrir das portas à nova marina, que se apresenta em boas condições de utilização, tal como a situação do início de actividade do restaurante a ser ali instalado. Tudo indica que estas facilidades só venham a ter lugar também no decorrer do próximo ano, segundo informação obtida através de um responsável pela administração portuária, porém, sem ter sido antecipada qualquer data para esse efeito, limitando ainda por vários meses a antecipada decisão - promessa - de vir a ser aberta a via pedonal de acesso ao recém construído edifício, como espaço público.

Navio de passageiros "Artania"
Foto do Arquitecto Fernando Paiva Leal
No dia 1, este navio esteve novamente em porto, tendo chegado procedente da Corunha e continuado a viagem para Lisboa.

Navio de passageiros "Balmoral"
No dia 4, teve lugar a quarta visita deste navio a Leixões neste ano. Chegou procedente de Lisboa e saiu com destino a Vigo.

Navio de passageiros "Queen Elizabeth"
Também no dia 4, houve oportunidade para ver este navio pela primeira vez em porto. Veio de Lisboa e saiu com destino a Cherbourg.

Navio de passageiros "Black Watch"
No dia 7, e contabilizando igualmente várias visitas a Leixões com muita regularidade, nesta ocasião chegou procedente do porto do Ferrol e saiu com destino a Honfleur.

Navio de passageiros "Seven Seas Voyager"
No dia 10, este navio voltou novamente a Leixões, tendo chegado procedente da Corunha e saído com destino a Cadiz,

Navio de passageiros "Hamburg"
Ainda no dia 10, este navio esteve igualmente de regresso a Leixões. Chegou procedente da Corunha e continuou esta viagem para Lisboa.

Navio de passageiros "Clio"
No dia 12, a terminar esta serie de navios em porto, ocorreu igualmente a primeira escala deste navio em Leixões. Veio proveniente de Vigo e partiu com destino a Lisboa.

Sem comentários: