segunda-feira, 16 de novembro de 2015

Histórias do mar português!


Quem diria?

Os vapores “Porto” e “Traz-os-Montes”
vão ser cedidos à Cunard Line
Tendo a guerra submarina reduzido a frota das Companhias de navegação, o governo inglês alugou alguns dos navios, não só para o serviço de abastecimento dos exércitos, mas ainda para atender às necessidades dessas Companhias. É por esse motivo que, mal tenham concluído os trabalhos da reparação, o que deverá acontecer dentro de dois meses, o máximo, seguirão para Inglaterra os antigos vapores alemães “Porto” e “Traz-os-Montes”, que vão ser cedidos pelo governo daquele país à Cunard Line.
(In jornal “Comércio do Porto”, quarta, 22 de Novembro de 1916)

Foto do vapor "Porto"
Imagem da Photoship.Uk

Navios ex-alemães
O vapor “Traz-os-Montes” vai para o serviço da Cunard Line, a fim de manter a carreira entre Nova-York e as Bermudas, estando já a receber carga para aquele destino. Entre essa carga figuram, até agora, cerca de 12.000 fardos de cortiça, 2.200 sacos com produtos alimentícios e algum material de cobre, etc.
(In jornal “O Século”, Domingo, 18 de Fevereiro de 1917)

Foto do vapor "Traz-os-Montes"
Imagem da Photoship.Uk

Não conseguimos achar prova concludente, que permita confirmar que o vapor “Porto” tenha sido colocado ao serviço da Cunard Line, pelo governo inglês. Por outro lado, parece não haver dúvida ter estado colocado no transporte de tropas para França, conforme testemunha a imagem acima reproduzida, de formato bilhete-postal, oferta do “Le Petit Jornal” francês.
Por seu turno, o vapor “Traz-os-Montes” terá viajado além das Bermudas, conforme prova a foto tirada em Junho, no porto de Sydney, onde se vislumbra também a nota com a indicação de uma outra viagem entre os portos de Tilbury, Inglaterra, e Hong-Kong, em 10 de Outubro, no mesmo ano de 1919.

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