quinta-feira, 26 de fevereiro de 2015

Uma vez poveiro, Poveiro para sempre!


O 85º aniversário da Casa dos Poveiros, no Rio de Janeiro


A Casa dos Poveiros no Rio de Janeiro celebrou 85 anos de existência no passado dia 11 de Janeiro, e o Presidente da Câmara Municipal da Póvoa de Varzim, Aires Pereira, fez questão de estar presente nas comemorações.


Antes de partir para o Rio de Janeiro, o edil afirmou da importância da deslocação, para encerrar um capítulo em que devia ter sido feito o devido reconhecimento a um conjunto de pessoas, que muito fizeram pela Póvoa, deixando um património assinalável como a Casa dos Poveiros, tal como ela se apresenta, em representação da cidade no exterior.


Em relação a esta infraestrutura revelou que “a autarquia poveira tem colaborado e ele mesmo será portador de mais uma ajuda para a manutenção da Casa dos Poveiros. Este é um sinal do interesse em manter o património cultural da cidade no Rio de Janeiro e simultaneamente a presença histórica da Póvoa no Brasil”.


O Presidente aproveitou ainda para fazer uma apresentação na Casa dos Poveiros, a mais de 500 pessoas, “daquilo que é a Póvoa de hoje e a do século XXI, que vem sendo preparada”, focalizando-se no “futuro porque é importante que a nova geração tenha esta ideia de modernidade de Portugal e da Póvoa de Varzim, em particular”.


Ainda no âmbito da viagem, Aires Pereira, prestou uma homenagem ao Monsenhor Abílio da Nova, sepultado no Brasil, com a colocação de uma placa na sua campa. Para o Presidente, trata-se de “uma justa homenagem a quem tanto trabalhou e se dedicou à Póvoa. O Município tem obrigação de não o deixar esquecer”, disse.
O Rancho Poveiro também participou nas comemorações do 85º aniversário da Casa dos Poveiros, levando um pouco do cheirinho da nossa terra à comunidade distante. Recorde-se que, fundado em 24 de Junho de 1936, pelo etnógrafo poveiro António dos Santos Graça, tem a finalidade de manter vivos os trajes, danças e cantares dos pescadores, encontrando-se prestes a completar 80 anos de existência.
(Texto transcrito parcialmente a partir das notas produzidas pelo Gabinete de Imprensa, da C.M. da Póvoa de Varzim).

Sem comentários: