quinta-feira, 30 de outubro de 2014

A barca "Lord Nelson" em Leixões


Um regresso inesperado

Imagem retirada do blog "Somewhere else"

A barca inglesa "Lord Nelson" chegou na noite de ontem a Leixões, tendo efectuado em porto uma curta escala, que se estendeu até à tarde de hoje. O navio encontra-se a realizar um cruzeiro, que teve origem nas Ilhas Canárias, passa pelas Ilhas de Cabo Verde e, segundo o programa previsto, deverá terminar nas Bermudas, com a duração de 32 dias.
Porque já foi feita referência a esta barca no blog, relacionada com visitas previamente efectuadas no porto, lembro apenas que é propriedade da Jubilee Sailing Trust, e é um dos raros navios preparados para receber e navegar com passageiros, que apresentam deficiência motora, a preços meramente simbólicos.

Imagem retirada do blog "Wildlife travel"

segunda-feira, 27 de outubro de 2014

Marinha – Os regulamentos de 1911


Regulamento dos serviços dos departamentos marítimos,
capitanias dos portos e departamentos marítimos


Lisboa, 3 de Junho - Vai ser publicado o regulamento dos serviços dos departamentos marítimos, capitanias dos portos e respectivas delegações do continente e ilhas.
Por esse diploma é a costa de Portugal dividida em três departamentos, denominados do norte, do centro e do sul, e desaparece o actual departamento de oéste, ficando as costas dos archipelagos da Madeira e dos Açores divididas em capitanias em Ponta Delgada, Angra do Heroismo, Horta e Funchal.
As capitanias na costa do continente serão; no departamento marítimo do norte: Caminha, Vianna do Castelo, Povoa de Varzim, Leixões, Porto, Aveiro e Figueira da Foz. No departamento marítimo do centro: Nazareth, Lisboa e Setúbal. No departamento marítimo do sul: Faro, Olhão, Tavira e Villa Real de Santo António. As delegações destas capitanias serão em número de 23.
As verbas a cobrar nas capitanias e delegações, por licenças, matriculas, etc., que pertençam ao Estado, são pagas em estampilhas do imposto do sêllo ou outras que se venham a crear; as quantias arrecadadas provenientes de arrematações do usufructo de locaes de pesca, depositos, etc., são consideradas receitas das capitanias e a receita das licenças annuaes para o exercício da pesca será especialmente destinada ao custeio da despeza feita com a fiscalização do exercício d’aquella industria.
Contém ainda o regulamento: disposições sobre as atribuições do pessoal, penas disciplinares dos empregados civis, vencimentos, inscripção marítima, matriculas, exames para arraes ou mestres, vistorias, fixação de ancoradouros, policia marítima, pesca, etc.
(In jornal “Comércio do Porto”, Domingo, 4 de Junho de 1911)

sábado, 11 de outubro de 2014

Imagens do dia!


Naturalmente, mais do mesmo...

Um navio de passageiros ontem, mais dois durante o dia de hoje, portanto há pouco para acrescentar ao escrito previamente, relativamente ao excelente desempenho da equipa da administração do porto, quanto aos resultados obtidos, em função do aumento regular de escalas de paquetes de cruzeiro, verificadas ultimamente, um rotundo sucesso na área do turismo.

O "Celebrity Infinity", voltou ontem novamente a Leixões,
em viagem desde Vigo, saindo com destino a Harwich

O "Oceana", já hoje,  fez a primeira visita neste ano,
chegando procedente da Corunha, tendo saído para Lisboa

E o "Fram", também hoje, de regresso ao porto,
em viagem desde Brest, saindo com destino a Las Palmas

quinta-feira, 9 de outubro de 2014

Imagens do mês!


E vão cinco!

Que pena as condições meteorológicas não estarem a corresponder, para que, de forma mais harmoniosa, Leixões possa estar a receber condignamente quem nos visita.
Mesmo assim, os navios de passageiros continuam a fazer escalas pelo norte do país, com uma agradável regularidade.
Julgo, sem o poder afirmar, que destes últimos navios que estiveram em porto, somente o "Crystal Symphony" realizou a sua primeira visita às novas instalações portuárias, dado que os restantes são já clientes habituais.
Imagens dos visitantes, como segue:

No dia 3 o "Black Watch",
em viagem desde Vigo, tendo saído com destino a Lisboa

No dia 4 o "Crystal Symphony",
em viagem desde a Corunha, saindo também para Lisboa

No dia 7 o "Boudicca",
em viagem desde Vigo, tendo saído com destino a Greenock

No dia 8 o "Nautica",
em viagem desde Vigo, igualmente para Lisboa

Ainda no dia 8 o "Seven Seas Voyager",
procedente de Vigo, seguiu como os demais para Lisboa

segunda-feira, 6 de outubro de 2014

Estação do I.S.N. de Leixões


Terminadas as obras de restauro das instalações

Teve lugar no dia 13 de Setembro a cerimónia de inauguração, das renovadas instalações da estação José Rabumba (o Aveiro), do Instituto dos Socorros a Náufragos, em Leixões.
Está pois completamente remodelada a estação, passando a oferecer melhores condições de trabalho a uma equipa, cujos níveis de operacionalidade são ímpares no país.
Foi igualmente proporcionada uma melhor área de conforto, para cada vez que se revele necessário o estado de prontidão, ou descanso, para depois do cumprimento das diversas missões de assistência, sempre que são chamados a intervir.
Estiveram presentes na cerimónia diversos convidados, salientando-se o Ministro da Defesa, Dr. Aguiar Branco, o Chefe do Estado Maior da Armada, Almirante Luís Macieira Fragoso, o Vice-Almirante Álvaro Cunha Lopes, o Capitão do porto de Leixões, Capitão-de-Mar-e-Guerra Vítor Martins dos Santos, o Presidente da Câmara Municipal de Matosinhos, Engº Guilherme Pinto e o Presidente do Conselho de Administração da A.P.D.L., Engº Brogueira Dias, entre outras individualidades.

Estação do I.S.N. José Rabumba, em Leixões

O Vice-Almirante Álvaro Cunha Lopes, no uso da palavra, fazendo um resumo histórico das actividades da estação

Um aspecto da assistência

Alocução do Ministro Dr. Aguiar Branco

Momentos de confraternização com os convidados