terça-feira, 15 de abril de 2014

Coincidência!...


O encalhe do paquete “Queen Elizabeth”, há 67 anos

Foto do paquete "Queen Elizabeth"
Postal ilustrado - minha colecção

O maior paquete do mundo encalhou, à entrada de Southampton,
com quase dois mil e quinhentos passageiros a bordo
Southampton, 14 – O maior paquete do mundo, o “Queen Elizabeth”, de 85 mil toneladas, está encalhado na entrada das águas de Southampton. O navio devia aqui chegar esta noite. Estão a bordo 2.446 passageiros. O paquete está parado desde as 16 horas e 30 minutos e 7 rebocadores estão a tentar desencalhá-lo.
O denso nevoeiro tem retardado hoje a entrada dos navios no porto de Southampton. O capitão de um navio americano declarou que o seu navio esteve detido durante seis horas e que, por vezes «era impossível ver a água». Um paquete britânico, vindo de Hong-Kong, sofreu quatro horas de atraso e declarou que, em determinadas alturas o nevoeiro era tão cerrado que se tornava impossível, da ponte, avistar-se o mastro principal.
Nas suas últimas viagens, em Southampton, a tempestade fez com que o “Queen Elizabeth” perdesse a maré e sofresse várias horas de atraso. Confirmou-se, depois, que o “Queen Elizabeth” encalhou a cerca de 12 quilómetros em linha recta das docas. É julgado improvável que o navio possa ser desencalhado antes da maré alta, às 6 horas de amanhã.
(In jornal “Comércio do Porto”, terça, 15 de Abril de 1947)

Sem comentários: