segunda-feira, 4 de novembro de 2013

História trágico-marítima (LXXXVII)


O naufrágio do lugre-patacho " Nilo" em Peniche

Naufrágio
Noticias recebidas ontem (20.12.1882) de Peniche, afirmam que a bordo do navio abandonado, que deu à costa na praia daquela vila houvera incêndio, em consequência do qual foi abandonado pela tripulação, estando baptizado com o nome “Nilo”.
O encarregado da delegação da alfândega participou ontem que do navio apenas existia parte do costado, já queimado, e uma pequena porção de cortiça de que se compunha o carregamento. A alfândega autorizou a venda imediata em leilão dos fragmentos do navio e da cortiça, conforme proposto pelo encarregado da delegação.
(In jornal “Comércio do Porto”, quinta, 21 de Dezembro de 1882)

Identificação (provável) do navio
Lugre-patacho alemão “Nilo”
Armador: W. Winckier & Co., Hamburgo, 1875-1882
Construtor: Desconhecido, Lussino, Austrália, 1851
ex “Duma”, Proprietário desconhecido, 1851-1875
Arqueação: Tab 376,00 tons
Dimensões: Pp 30,79 mts - Boca 8,38 mts - Pontal 5,49 mts
Propulsão: À vela

Tripulação salva
Sabe-se já onde está a tripulação da barca alemã “Nilo”, que abandonou este navio depois de um incêndio que nela se manifestou, dando em resultado vir o casco dar à costa em Peniche.
Segundo notícia publicada no jornal “Gibraltar Guardian”, a tripulação foi acolhida pelo iate inglês “Janira”, que a conduziu à baía de Gibraltar. A “Nilo”, que transportava um carregamento de cortiça, foi encontrada pelo iate “Janira”, com 9 pés (2,74 metros) de água no porão.
(In jornal “Comércio do Porto”, segunda, 23 de Dezembro 1882)

Sem comentários: