quarta-feira, 4 de setembro de 2013

O " Santa Maria Manuela "


A 1ª escala no porto de Leixões

Nesta última terça-feira, o navio procedente de Vlissingen, na Holanda, onde participou no festival náutico local, com o sucesso habitual, registando um número muito superior a 3 mil visitas a bordo, com passagem por Brest, em 5 dias de viagem, o lugre “Santa Maria Manuela” fez escala em Leixões pela primeira vez, nesta nova fase da sua existência.
Visita breve por cerca de 3 horas, para na oportunidade receber 36 passageiros, que usufruindo das excelentes condições de bom tempo e mar bonançoso, partirem à descoberta da linha de costa nortenha, seguindo com destino a Aveiro.

O navio em porto, durante a estadia em Leixões

Aparte o aparato da partida, com a presença de pelo menos um agente do SEF (para quê?) e a sempre notada representante da Alfândega (porquê?), a viagem terá decorrido dentro da habitual normalidade, cumprindo o tempo previsto, de forma a assegurar a entrada em Aveiro na mesma maré, com água de enchente, o que sempre facilita o acesso e as manobras no porto.
Foi muito agradável ver o lugre em Leixões, cada vez mais a funcionar como embaixada itinerante do país, aqui e no estrangeiro, a lembrar a nossa herança marinheira. Nesta ocasião há que reconhecer, que para uma primeira vez soube a pouco. Porém, fica sempre a esperança que qualquer dia voltará!

Sem comentários: