sexta-feira, 2 de agosto de 2013

Desafios do mar 2020


Universidade Itinerante do Mar

No último fim-de-semana fez novamente escala em Leixões, o navio de treino de mar (N.T.M.) “Creoula”, no final de uma etapa de um dos cursos de mar, da campanha de 2013 da U.I.M., promovidos pela Marinha de Guerra Portuguesa e pelas Universidades do Porto e de Oviedo (Espanha).


Esta campanha teve início a 13, tendo terminado em Leixões no dia 27 de Julho, depois do navio ter efectuado um périplo de ligação entre os portos de Lisboa, Avilês, Marín e Leixões, sob a designação “Peninsularidade, produto de três mares”. A escala do navio em Leixões, como se depreende, serviu para que fosse permitido o desembarque dos cadetes e instruendos participantes nas diversas actividades, cuja principal proposta incitava à aprendizagem dos conhecimentos básicos de navegação, garantindo a equivalência a uma unidade curricular na Universidade do Porto.

O N.T.M."Creoula" em Leixões

Um outro curso de mar neste ano, ainda a decorrer, teve origem a partir de Leixões e deverá terminar no próximo dia 6 de Agosto. Entretanto, após a saída de Leixões a 27 de Julho, levou a navio a navegar até Aveiro, tendo os novos instruendos tido oportunidade de efectuar uma visita de estudo no Museu Marítimo de Ílhavo, que nos próximos dias estará a festejar o seu 76º aniversário. O curso previa igualmente escalas nos portos de Cartagena e Palma de Maiorca, terminando a viagem na data atrás referida no porto de Lisboa.

Sem comentários: