quinta-feira, 17 de janeiro de 2013

Veleiros Portugueses (5)


O iate “Gomizianes da Graça Odemira”
1897 - 1917
Armador: J.G. Gouveia & Cª., Lda., Lisboa

A maior parte dos navios empregues na pequena cabotagem, termo actualmente substituído pelo anglicismo «short sea shipping», eram iates ou caíques de tonelagem e dimensões reduzidas. Navegavam desde o norte de Espanha até ao norte de África e escalavam com regularidade as ilhas dos arquipélagos da Madeira e dos Açores. Apesar da sua pequenez, há igualmente registo de iates - navios de transporte de mercadorias com dois mastros à vela -, a efectuar viagens à Terra Nova nos primeiros anos do século XX, inseridos nas campanhas da pesca do bacalhau e a viajar até ao Brasil e a Moçambique.
Não é certamente o caso do navio em causa, por ser muito pequeno, porém deve atender-se à importância dos serviços que prestava, sempre que havia necessidade de navegar em cursos de água pouco profundos.

Imagem sem correspondência ao texto

Nº Oficial: 463-A – Iic.: H.K.L.M. – Porto de registo: Lisboa
Construtor: Não identificado, em S. Martinho do Porto, 1897
Arqueação: Tab 32,56 tons - Tal 30,94 tons
Dimensões: Pp 18,50 mts - Boca 5,62 mts - Pontal 1,73 mts
Equipagem: 4 tripulantes

Este iate na época em que cumpria a sua segunda década de existência ao serviço da frota mercante nacional, foi afundado com cargas explosivas ao largo do Cabo de Sines, pelo submarino alemão U-50, sob o comando do capitão Franz Becker, no dia 13 de Setembro de 1917, quando em viagem de Odemira para Lisboa. Não há registo de vítimas.

1 comentário:

Rui Amaro disse...

AHOY
"Big big name" mas já atendi em Leixões um navio mercante Paraguaio da Flomeres-Flota Mercante del Estado,servindo como navio escola da Armada Nacional cujo nome era MARISCAL JOSE FELIX ESTIGARRIBIA, também um big big name!
Saudações marítimo entusiásticas
Rui Amaro