quinta-feira, 6 de dezembro de 2012

Sobre a pesca do bacalhau


Lisboa, 1912

Servindo-nos dos quadros aqui presentes, podemos constatar do sucesso das pescarias efectuadas pelos navios portugueses na Terra Nova, muito embora a informação disponibilizada abaixo esteja apenas relacionada com os denominados navios da praça de Lisboa. A notícia que refere as capturas foi publicada no jornal "Comercio do Porto", no dia 11 de Janeiro de 1913, seguramente após contabilizadas as pesagens do peixe descarregado.


Quando identifico navios denominados de Lisboa, refiro-me aos veleiros da frota com armamento no porto da capital. A intenção visa evitar confundi-los com muitos outros navios também matriculados na mesma capitania, contudo por decisão dos seus proprietários, optaram por fazer armamento no porto da Figueira da Foz, tal como aconteceu com os "Júlias", por exemplo.


Mesmo assim, no quadro acima, em vez de dez encontro treze navios da praça de Lisboa, que podem perfeitamente ter participado na campanha de 1912. À distancia de cem anos, se a notícia estiver correcta, revela-se tarefa muito difícil perceber quais os navios ausentes da pesca, bem como uma ou outra informação omitida, que seguramente devia merecer justificado destaque. Ainda relacionado com a lista acima publicada com os navios bacalhoeiros de Lisboa, verifica-se que o lugre "Terra Nova" não participou na campanha de 1911, por se encontrar ainda em fase de construção.

Sem comentários: