sábado, 28 de julho de 2012

Grandes veleiros em Leixões


Parada náutica ocasional

O porto de Leixões recebeu durante o mês de Julho, a visita de grandes veleiros, dois dos quais já referidos no blog e que se destinam ao transporte de passageiros, a coberto do slogan Mar e Aventura.

"Stad Amesterdam"

"Stad Amesterdam"

"Stad Amsterdam"

No dia 6 entrava no porto a magnifica galera holandesa “Stad Amsterdam”, procedente de Ibiza, saindo dias depois para regressar a casa e no dia 16 foi a vez da escala da já conhecida barca inglesa “Lord Nelson”, a operar nos moldes tradicionais, vindo procedente do porto da Corunha, para sair com destino a Lisboa, onde deve ter participado na grande concentração de navios, que decorreu no porto da capital durante os dias 19 a 22 deste mês.
Finalmente, chegado no dia 26 procedente de St. John, encontra-se atracado no cais norte o belíssimo navio escola da marinha Indonésia “Kri Dewaruci”, que pensamos visita Leixões pela primeira vez, tendo a saída agendada para a manhã do próximo Domingo.

"Kri Dewaruci"










Confesso que fiquei encantado com alguns pormenores encontrados a bordo do “Kri Dewaruci”, principalmente pela deliciosa maestria nos altos-relevos das peças de madeira colocadas ao redor dos mastros, na casa do leme e noutros artefactos espalhados pelo navio. Construído na Alemanha no estaleiro H.C. Stulcken & Sonh, de Hamburgo, em 1952, o navio-escola foi integrado na frota da marinha da Indonésia a 24 de Janeiro de 1953, desde quando viaja ao redor do mundo para treino de cadetes da Academia Naval de Surabaya.
O navio desloca uma tab com 874 toneladas, tem 58,30 metros de comprimento fora a fora e 9,50 metros de boca. Quando utiliza a propulsão à vela, pode utilizar um máximo de 16 panos, com uma área velica de 1.091 m2, que asseguram uma velocidade máxima de 9 milhas por hora. Em paralelo o navio pode utilizar o motor diesel instalado a bordo, atingindo a velocidade de 10,5 milhas por hora. A guarnição é composta por 81 tripulantes, entre oficiais, sargentos e praças, estando igualmente preparado para acomodar 75 cadetes durante os treinos de mar.

Sem comentários: