sexta-feira, 24 de junho de 2011

Regata de barcos rabelos no Douro - 2011


A regata de S. João no Porto

Não costumo faltar à tradicional corrida de rabelos, no rio Douro, que ano após ano, tem lugar no dia em que a cidade celebra o santo popular. Acontece quando a maré de enchente é propícia, tendo tido início pelas 17,45 horas, com as margens do rio bem preenchidas de assistência curiosa e atenta. A grande diferença deste ano em relações às edições anteriores, prende-se ao facto de estar munido da minha camera, com o intuito de partilhar algumas imagens com os amigos, cuja distancia os impede de estarem presentes.
Como seria também algo previsível houve um pouco de tudo; desorganização na largada, ligeiras colisões entre as embarcações e um breve encalhe no novo paredão da Afurada, que sugere ter sido simplesmente ignorado pelo rabelo da Offley. Mas não faltou a claridade dum dia magnifico, quente, mas com uma brisa de norte, fundamental para ajudar à festa. Enfim, passemos às imagens...

A concentração dos rabelos próximo ao Cabedelo

A navegar para o local de partida

A passagem do rabelo da Calem no Ouro

A chegada à ponte da Arrábida

A partida

O rabelo da "Dow's", que este ano fez equipa com a U.P.

O rabelo da "Ferreira"

Os rabelos da "Sandeman", "Taylor's" e "Dalva"

Os rabelos mais rápidos - da "Croft" e da "Calem"

E o rabelo da "Offley", por trás do molhe da Afurada,
resultado duma colisão, encalhe, que a regata não previu...

2 comentários:

Rui Amaro disse...

Parabéns caro Reinaldo
Excelentes fotos, vento q.b., Vinho do Porto só nas caves e na restauração e falta de praticagem e GPS, elementos imprescindiveis hoje em dia, nomeadamente em navegação portuària e fluvial sobretudo à vela, e colisão do rabelo da Offley com o molhe da futura marina de São Paio da Afurada (o timoneiro deve ter sentido o cheiros das sadinhas assadas e o sabor do verdasco), que graças ao "São Filipe Menezes" vai trazer navegação de recreio ao estuário do Douro, que passa ao largo em busca de outros portos, porque pela APDL nada se tem feito nem se faz desde há muitos anos, e nós como ex profissionais de consignatários de navegação com experiência no antigo porto comercial do Douro sabemos muito bem que assim tem sido, pois agora até querem que os navios hotéis vão ao novo terminal de cruzeiros de Leixões realizar as operações de embarque/desembarque dos turistas estrangeiros do Douro.
Qualquer dia os rabelos rebocados pelo VISTADOURO também vão para Leixões, não deve faltar muito!
Porque será que não fazem um terminal de cruzeiros fluvial, e porque não oceânico também (há navios de pequeno porte no mundo dos cruzeiros)junto do lugar do cais da Alfandega!?
Saudações maritimo-entusiásticas
Rui Amaro

José Castro disse...

Vê-se que foi um dia bem passado e muito agradável ao ver passar esses belíssimos Rabelos,obrigado por partilhar tão belas fotos,tenho pena de não poder ter visto mas para o ano estarei atento.
Saudações marinheiras.
José Castro