segunda-feira, 30 de maio de 2011

Navios de carga Portugueses


da Sociedade Geral de Comércio, Indústria e Transportes
Lisboa

Navios "Alfredo da Silva" e "Manuel Alfredo"
Desenhos de Luís Filipe Silva

nm “ Alfredo da Silva “
1949 - 1972
Nº Oficial: H-391 - Iic.: C.S.A.K. - Porto de registo: Lisboa
Construtor: Companhia União Fabril, Lisboa, 21.12.1949
= características oficiais do navio, conforme registo de 1953 =
Arqueação: Tab 3.227,41 tons - Tal 1.871,41 tons
Dimensões: Ff 102,98 mt - Pp 98,48 mt - Bc 13,90 mt - Ptl 7,51 mt
Propulsão: Atlas Polar, Suécia - 2:Di - 14:Ci - 2.660 Bhp - 13,5 m/h
Equipagem: 30 tripulantes
= características oficiais do navio, conforme registo de 1963 =
Arqueação: Tab 3.374,14 tons - Tal 2.172,05 tons - Pm 3.335 tons
Dimensões: Ff 103,21 mt - Pp 98,48 mt - Bc 13,90 mt - Ptl 7,51 mt
Propulsão: Atlas Polar, Suécia - 2:Di - 14:Ci - 2.660 Bhp - 13,5 m/h
Equipagem: 88 tripulantes - lotação para 58 passageiros
Transferido para a Companhia Nacional de Navegação, a 3 de Janeiro de 1972. Vendido para demolir, à firma de Areliano Perez Ibarra, de Gandia, Espanha, em Junho de 1973.

nm “ Manuel Alfredo “
1954 - 1972
Nº Oficial: H-440 - Iic.: C.S.B.F. - Porto de registo: Lisboa
Construtor: Companhia União Fabril, Lisboa, 05.05.1954
= características oficiais do navio, conforme registo de 1963 =
Arqueação: Tab 3.467,54 tons - Tal 2.263,57 tons - Pm 3.297 tons
Dimensões: Ff 103,02 mt - Pp 98,27 mt - Bc 13,83 mt - Ptl 7,46 mt
Propulsão: Atlas Polar, Suécia - 2:Di - 14:Ci - 2.660 Bhp - 13,5 m/h
Equipagem: 90 tripulantes - lotação para 70 passageiros
Transferido para a Companhia Nacional de Navegação, a 3 de Janeiro de 1972. Vendido para demolir à firma de José Navarro Frances, de Cartagena, Espanha, em Setembro de 1973.

Navios "Andulo" e "Arraiolos"
Desenhos de Luís Filipe Silva

nm “ Andulo “
1949 - 09.06.1965
Nº Oficial: H-380 - Iic.: C.S.F.L. - Porto de registo: Lisboa
Construtor: Bartram & Sons, Ltd., Sunderland, 05.1949
= características oficiais do navio, conforme registo de 1953 =
Arqueação: Tab 5.503,40 tons - Tal 3.266,58 tons
Dimensões: Ff 137,49 mt - Pp 131,87 mt - Bc 17,98 mt - Ptl 8,14 mt
Propulsão: North Eastern Eng. - 1:Di - 4:Ci - 4.250 Bhp - 13 m/h
Equipagem: 37 tripulantes - lotação para 12 passageiros
Naufragou em resultado da colisão com o navio “Statue of Liberty”, na posição 36º56’N 09º00’W, a 8 de Junho, vindo a afundar-se quando seguia rebocado para Lisboa, a 9 de Junho de 1965.

nm “ Arraiolos “
01.11.1948 - 03.01.1972
Nº Oficial: H-368 - Iic.: C.S.I.S. - Porto de registo: Lisboa
Construtor: Bartram & Sons, Ltd., Sunderland, 22.04.1948
= características oficiais do navio, conforme registo de 1949 =
Arqueação: Tab 5.289,28 tons - Tal 3.135,81 tons - Pm 9.588 tons
Dimensões: Ff 137,46 mt - Pp 131,70 mt - Bc 17,95 mt - Ptl 8,14 mt
Propulsão: North Eastern Eng. - 1:Di - 4:Ci - 4.250 Bhp - 13 m/h
Equipagem: 37 tripulantes - lotação para 12 passageiros
Transferido para a Companhia Nacional de Navegação, a 3 de Janeiro de 1972. Vendido em 1976.
dp “Fos I”, Madina Marina Co. Ltd., Limassol, Chipre, 1976-1977
dp “Paula”, Madina Marina Co. Ltd., Limassol, Chipre, 1977-1977
dp “Esperos III”, Medina Marine, Limassol, Chipre, 1977-1978
Vendido para demolir à firma Gujiran Wala Steel Industries, em Gadani Beach, Paquistão, a 30 de Abril de 1978.

Anúncio relativo à posição dos navios da frota,
no jornal "O Comércio do Porto", no ano de 1959

Navios "Ambrizete" e "Alenquer"
Desenhos de Luís Filipe Silva

nm “ Ambrizete “
07.04.1949 - 03.01.1972
Nº Oficial: H-375 - Iic.: C.S.I.H. - Porto de registo: Lisboa
Construtor: Bartram & Sons, Ltd., Sunderland, 04.10.1949
= características oficiais do navio, conforme registo de 1949 =
Arqueação: Tab 5.503,40 tons - Tal 3.266,58 tons - Pm 9.245 tons
Dimensões: Ff 137,64 mt - Pp 131,88 mt - Bc 17,98 mt - Ptl 8,14 mt
Propulsão: North Eastern Eng. - 1:Di - 4:Ci - 4.250 Bhp - 13 m/h
Equipagem: 36 tripulantes - lotação para 12 passageiros
Transferido para a Companhia Nacional de Navegação, a 3 de Janeiro de 1972. Vendido para demolir à firma Tai Kien Industries Co., Ltd., de Kaohsiung, Taiwan, Formosa, a 5 de Setembro de 1973.

nm “ Alenquer “
25.02.1949 - 03.01.1972
Nº Oficial: H-373 - Iic.: C.S.F.W. - Porto de registo: Lisboa
Construtor: Bartram & Sons, Ltd., Sunderland, 11.07.1948
= características oficiais do navio, conforme registo de 1949 =
Arqueação: Tab 5.289,28 tons - Tal 3.135,81 tons - Pm 9.437 tons
Dimensões: Ff 137,63 mt - Pp 131,95 mt - Bc 17,95 mt - Ptl 8,14 mt
Propulsão: North Eastern Eng. - 1:Di - 4:Ci - 4.250 Bhp - 13 m/h
Equipagem: 36 tripulantes - lotação para 12 passageiros
= características oficiais do navio, conforme registo de 1953 =
Arqueação: Tab 5.503,40 tons - Tal 3.266,58 tons - Pm 9.588 tons
Dimensões: Ff 137,63 mt - Pp 131,95 mt - Bc 17,95 mt - Ptl 8,14 mt
Propulsão: North Eastern Marine - 1:Di - 4:Ci - 4.250 Bhp - 13 m/h
Equipagem: 37 tripulantes - lotação para 12 passageiros
Transferido para a Companhia Nacional de Navegação, a 3 de Janeiro de 1972. Vendido em 1977.
dp “Esperos IV”, Medina Marine Co., Limassol, Chipre,1977-1978
dp “Kronos II”, Dafnoussa Cia. Naviera S.A., Panamá, 1978-1978
Por motivo de incêndio a bordo, que ocorreu a 11 de Maio de 1978, foi vendido para demolir em Gadani Beach, Paquistão, a 7 de Junho de 1978.

Navios "Cartaxo" e "África Ocidental"
Desenhos de Luís Filipe Silva

nm “ Cartaxo “
05.01.1949 - 03.01.1972
Nº Oficial: H-369 - Iic.: C.S.L.S. - Porto de registo: Lisboa
Construtor: St. Lawrence Metal & Marine Works, Canada, 1948
= características oficiais do navio, conforme registo de 1949 =
Arqueação: Tab 1.157,06 tons - Tal 616,36 tons - Pm 1.975 tons
Dimensões: Ff 73,79 mt - Pp 68,42 mt - Bc 10,69 mt - Ptl 4,86 mt
Propulsão: Fairbanks, Morse - 1:Di - 6:Ci - 1.200 Bhp - 13 m/h
Equipagem: 21 tripulantes - lotação para 2 passageiros
Transferido para a Companhia Nacional de Navegação, a 3 de Janeiro de 1972. Vendido em 1972.
dp “Falisea”, Gammewah Enterprises Ltd., Panamá, 1972-1976
dp “Lautan Lima”, Parkapalan Lautan Biru, Malásia, 1976-1981
dp “Pelego Duvo”, Archipelago Shipping, Malásia, 1981-1984
Vendido para demolir à firma National Shipbreakers PTE Ltd., em Jurong, Singapura, a 20 de Abril de 1984.

nm “ África Ocidental “
13.01.1939 - 1971
Nº Oficial: G-389 - Iic.: C.S.A.B. - Porto de registo: Lisboa
Construtor: Companhia União Fabril, Lisboa, 1938
= características oficiais do navio, conforme registo de 1949 =
Arqueação: Tab 1.265,98 tons - Tal 709,29 tons - Pm 2.319 tons
Dimensões: Ff 71,30 mt - Pp 68,06 mt - Bc 10,48 mt - Ptl 4,60 mt
Propulsão: Deutz, Alemanha - 1:Di - 8:Ci - 1.200 Bhp - 11 m/h
Equipagem: 23 tripulantes - lotação para 8 passageiros
Vendido em 1971.
dp “Zoe”, Ermioni Shipping Co. S.A., Piréu, Grécia, 1971-1979
Vendido para demolir à firma de S.M. Sadiq & Co., de Gadani Beach, Paquistão, em 17 de Fevereiro de 1979.

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