domingo, 8 de maio de 2011

Navios bacalhoeiros do Porto


O lugre “ Santa Quitéria “ (2)
1935 - 1941
Empresa de Pesca de Lavadores, Lda.
Rua do Infante D. Henrique, 23, Porto

O lugre "Santa Quitéria"
Imagem de autor desconhecido

Nº Oficial: C-118 - Iic.: C.S.F.L. - Porto de registo: Porto
Construtor: L. Larsen, Koge, Dinamarca, 12.1919
ex “Venus”, Red. Falkon A/S (E.B. Kromann), Marstal, 1919-1932
ex “Venus”, Alb. Jansson, Mariehamn, Finlandia, 1932-1935
ex “Santa Quitéria”, E.F. Botelho & Cª., Lda., Porto, 1935-1935
Lugre com 3 mastros, proa de beque e popa redonda, com 1 pavimento. Foi comprado pela empresa E.F. Botelho & Cª., Lda., por Bpds. 1.700,00 (libras inglesas) e vendido no mesmo dia à Empresa de Pesca de Lavadores, pela importância de Esc. 100.000$00.
Arqueação: Tab 368,13 tons - Tal 263,60 tons - 5.622 quintais
Dim.: Ff 46,43 mts - Pp 41,25 mts - Bc 8,93 mts - Ptl 4,90 mts
Maq.: J. & C.G. Bolinders Co. - 1:Sd - 2:Ci - 45 Nhp - 7 m/h
Equipagem: 50 (15 tripulantes e 35 pescadores - 35 dóris)
Capitães embarcados: João Nunes de Oliveira e Sousa (1935 a 1941)

Naufragou com água aberta na Terra Nova, a 1 de Maio de 1941, tendo a equipagem que era composta por tripulantes de Aveiro, Ílhavo, Póvoa de Varzim e Figueira da Foz, tinha como oficial imediato Adolfo Francisco da Maia, natural de Espinho, sido socorrida por navios, que se encontravam nas proximidades.
Nesta última campanha, o navio deixou o Porto (rio Douro) no dia 8 de Abril, seguindo para Lisboa, ancorando até ao dia 28 do mesmo mês, data do início da viagem para os bancos, onde chegou a 15 de Maio. Muito embora o lugre estivesse bem equipado e preparado para a pesca, não resistiu à forte violência dum enorme temporal.

P.S.- Lamento a falta de qualidade da imagem acima representada, que parece ter sido retirada de um livro ou jornal da época. Mesmo assim, fico com a impressão, que o lugre estaria a navegar para a barra do rio Douro, tendo eventualmente perdido o mastro de vante, no regresso de mais uma campanha.

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