segunda-feira, 5 de abril de 2010

Navios Portugueses


O nm “Ofir”, ex nm “Montedor”

Esta é a história dum parto difícil. Já decorreu algum tempo desde que comecei a procurar elementos deste navio, sem resultados conclusivos. Mesmo assim decido-me pelo «post», publicando o resultado da pesquisa, na perspectiva de alguns colegas bloguistas, colaborarem no sentido de complementar as informações em falta, com os meus antecipados agradecimentos.

O nm "Ofir" em Leixões - imagem (c) Fotomar

Lugre-escuna de 4 mastros “ Tjerk Hiddes “
Armador : Nv Nederlandse Handel en Vrachtv. Maatschappij,
J. Vellinga (Mgr.), Roterdão, Holanda, 1920-1922

Construtor : J. Smit & Zoon, Foxhol, Holanda, 1920
Arqueação : Tab 488,00 to > Tal 368,00 to
Cpmts.: Pp 44,87 mt > Boca 8,02 mt > Pontal 4,.24 mt
Máq.: D. Goedkoop, Jr., Ams., 1920 > 1:Di > 51 Nhp > 6 m/h

Lugre-escuna de 4 mastros “ Seebar “
Armador : Knohr & Burchard, Holanda, 1922-1928

Lugre-escuna de 4 mastros “ Erna Gaulke “
Armador : E.C.J. Gaulke, Holanda, 1928-1930

Lugre-escuna de 4 mastros “ Izarra “
Armador : S.A. Les Armateurs Français Coloniaux,
Jean Legasse (Mgr.), Fécamp, França, 1930-1947

Tonelagens: Tab 488,00 to > Tal 350,00 to
Comprimentos: Pp 48,80 mt > Boca 8,17 > Pontal 3,96 mt

Lugre-escuna de 4 mastros “ Boa Nova “
Armador : E. d’Araújo Moreira, Porto (?), 1947-1948

Entrada nos Estaleiros Navais de Viana do Castelo, onde foi transformado em navio-motor, recebendo simultaneamente nova motorização. À saída do estaleiro encontrava-se registado no porto de Viana do Castelo, a 5 de Março de 1949, apresentando as seguintes características :

navio-motor “ Montedor “ > Nº Of.: 56-A > Iic.: C.S.M.B.
Armador : E. d’Araújo Moreira, Porto, 1949-1957

O nm "Montedor" em Leixões - imagem (c) Fotomar

Arqueação : Tab 506,41 to > Tal 369,22 to > Porte 700 to
Cpmts.: Ff 51,74 mt > Pp 46,79 mts > Bc 8,27 mt > Ptl 3,96 mt
Máq.: Fairbanks Morse, 1942 > 1:Di > 320 Bhp > 8,5 m/h
Equipagem: 15 tripulantes

navio-motor “ Ofir “
Armador : E. d’Araújo Moreira, Porto, 1957-1962

O nm "Ofir" em Leixões - imagem (c) Fotomar

navio-motor “ Ofir “
Armador : E. d’Araújo Moreira, Luanda, 1962-1965

Em conformidade com o último registo, com data de 6 de Julho de 1965, o navio muda de proprietário, contudo conserva a matrícula em Luanda, como segue :

navio-motor “ Ofir “ > Nº Oficial B-674 > Iic.: C.S.M.B.
Arm.: Sotral - Soc. Transoceânica, Lda., Luanda, 1965-1998

Tonelagens: Tab 512,67 to > Tal 365,84 to > Porte 700 to
Cpmts: Ff 50,15 mt > Pp 46,32 mt > Bc 8,26 mt > Ptl 3,95 mt
Supostamente vendido para demolição entre 1997 e 1998

3 comentários:

Rui Amaro disse...

Boa postagem do MONTEDOR/OFIR!
o MONTEDOR depois de BOA NOVA,foi convertido em navio-motor não como se mostra nas imagens, mas com proa de beque sem gurupés, dois mastros, um avante e outro a meio, aproveitados da mastreação do lugre BOA NOVA, e um pequeno mastro de sinais junto à casa do leme, no castelo da popa.
Se não estou em erro mesmo como IZARRA, bandeira inglesa, fazia o trasnsporte de "stock fish" da Terra Nova para Portugal, nomeadamente para o Porto, e continuando então como BOA NOVA e depois como MONTEDOR no mesmo tráfego, ou seja aquele que era antigamente realizado pelos vapores CATALINA e OURÉM, do mesmo armador.
Vi muitas vezes os dois MONTEDOR no lugar do Bicalho. à descarga para os armazens da CRCB.
Saudações maritimo-entusiásticas
Rui Amaro

Rui Amaro disse...

Mais um comentário.
Na foto superior vislumbram-se dois balões pretos içados a meio, e como «marinieri d'acqua dolce« julgo que o OFIR demandava o porto de Leixões com problemas de leme, não se notando que vai rebocado, no entanto vai no enfiamento certo entre os molhes.
Já agora vê se consegues lá no nosso estimado fornecedor de fotos, uma do MONTEDOR antes de reconstruido conforme as fotos o mostra, era um pouco parecido com o malogrado PORTUCALE ou o MARIA JOANA.
Agradecido
Saudações maritimo-entusiásticas
Rui Amaro

Rui Amaro disse...

+1
A 17/05/1941 o HMS REGISTAN F106, um navio mercante utlizado pela Royal Navy como navio de abordagem.interceptou o lugre Francês de Vichy a 420 mn a Norte dos Açores e fê-lo seguir sob guarda armada embarcada para ST. John's, NF,tendo chegado aquele porto a 27, e entregue à gestão da Marine Agencies.
No pós-guerra chegou a vir ao Douro, sob bandeira Inglesa trazendo "stock fish" carregado nos vários portos da Terra Nova.
Saudações maritimo-entusiásticas
Rui Amaro