quarta-feira, 23 de setembro de 2009

Os meus postais de navios...


...da Woerman Linie - East Africa Line
Hamburgo, Alemanha
(Em rota desde Hamburgo, Génova, Amsterdão, Roterdão, Antuérpia, Southampton, Lisboa (Sintra), Ceuta, Malaga (Granada), Palma de Maiorca e Marselha, com destino aos portos da África)
(IIIª parte)

nm “ Ubena “
Porto de registo : Hamburgo, Alemanha
1928 – 1945

O nm " Ubena "

Cttor.: Blohm & Voss, Hamburgo, Alemanha, 31.07.1928
Arqueação : Tab 9.554,00 to > Tal 5.590,00 to
Cpmts.: Pp 135,79 mt > Boca 18,38 mt > Pontal 9,05 mt
Máquina : Blohm & Voss, Hamburgo, 1928 > 1:Tv > 14 m/h

Capturado em 1945, no final da IIª Grande Guerra Mundial, pela Marinha Inglesa, foi entregue ao Almirantado Britânico, que ordenou a alteração de nome para “Empire Ken”. Reconstruído parcialmente, foi adaptado a transporte de tropas, mantendo-se em serviço durante vários anos. Posteriormente foi vendido para demolição, em Dalmuir, Escócia, a 20 de Setembro de 1957.

nm “ Toledo “
Porto de registo : Hamburgo, Alemanha
1924 - 1926

O nm " Toledo "

Cttor.: Reiherstieg Schiffswerft, Hamburgo, Alemanha, 04.1914
ex “Kigoma”, Deutsche Ost-Afrika Line, Hamburgo, 1914-1921
ex “Algeria”, Anchor Line, Londres, 1921-1922
ex “Toledo”, Hamburg-Amerika Line, 1922-1934
Arqueação : Tab 8.123,00 to > Tal 4.558,00 to
Cpmts.: Pp 136,98 mt > Boca 16,92 mt > Pontal 9,11 mt
Máq.: Reiherstieg, Hamburgo, 1914 > 2:Qe > 921 Nhp > 14 m/h

Integrou a frota da companhia por fretamento, pelo período de 2 anos, findos os quais foi devolvido ao armador. Vendido para demolição em Blyth, a 21 de Outubro de 1934.

nm “ Njassa “
Porto de registo : Hamburgo, Alemanha
1934 – 1945

O nm " Njassa "

Cttor.: Blohm & Voss, Hamburgo, Alemanha, 26.06.1924
ex “Njassa”, Hamburg America Line, Hamburgo, 1924-1934
Arqueação : Tab 8.754,00 to > Tal 5.081,00 to
Cpmts.: Pp 132,13 mt > Boca 17,74 mt > Pontal 11,43 mt
Máquina : Blohm & Voss, Hamburgo, 1924 > 1:Tv > 12 m/h

Integrou inicialmente a frota da companhia por fretamento, pelo período de 2 anos, findos os quais foi adquirido em definitivo. Afundado pela aviação dos países aliados, na IIª Grande Guerra Mundial, durante um raid sobre o porto de Wilhelmshaven, a 30 de Março de 1945. Foi posteriormente posto a flutuar, para demolição.

nm “ Watussi “
Porto de registo : Hamburgo, Alemanha
1928 – 1939

O nm " Watussi "

Cttor.: Blohm & Voss, Hamburgo, Alemanha, 30.05.1928
Arqueação : Tab 9.552,00 to > Tal 5.588,00 to
Cpmts.: Pp 135,79 mt > Boca 18,38 mt > Pontal 9,05 mt
Máq.: Blohm & Voss, Hamburgo, 1928 > 1:Tv > 14,5 m/h

Reconstruído e modernizado em 1934, alterou a Tab para 9.521,00 to, aumentou o comprimento Pp para 142,90 mt e algumas modificações no motor permitiram o aumento de velocidade para 16 m/h. No dia 2 de Dezembro de 1939, devido a violento incêndio foi abandonado pela tripulação, a cerca de 50 milhas a Sul do Cabo Agulhas, África do Sul, quando em viagem de Moçambique para a Alemanha, na tentativa de evitar ser capturado pela Marinha Inglesa. O casco foi posteriormente afundado pelo navio de guerra Inglês “Renown”.

nm “ Togo “
Porto de registo : Hamburgo, Alemanha
1938 – 1942 e 1943 - 1947

O nm " Togo "

Cttor.: Bremer Vulkan, Vegesack, Alemanha, 09.1938
Arqueação : Tab 5.042,00 to > Tal 2.852,00 to
Cpmts.: Pp 126,49 mt > Boca 17,80 mt > Pontal 10,49 mt
Máq.: Bremer Vulkan, 1938 > 1:Di > 1.556 Nhp > 16 m/h

Requisitado pelo Governo Alemão em 1942, foi transferido para a Marinha de Guerra, navegando com o nome “Coronel”. Devolvido ao armador em 1943, recupera o nome de origem. Capturado pelas forças aliadas em 1945, foi transferido para o Governo Norueguês como compensação por prejuízos de guerra, ficando com o nome “Svalbard”. Adquirido por J. Lind, em 1947, continua com registo Norueguês, sendo rebaptizado “Stella Marina”. O mesmo armador altera-lhe o nome para “Tilthorn”, em 1954, que manteve até 1968. Vendido nesse ano a Taboga Enterprises, altera o nome para “Lacasielle”, passando ao registo Panamiano. Novamente vendido em 1976, à empresa Atlantic Shipping Co., mantem o registo, sendo-lhe mais uma vez substituído o nome para “Topeka”. Perde-se por encalhe na posição 18º10'12”N 94º18'36”W, a 21 de Novembro de 1984.

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