terça-feira, 21 de julho de 2009

Farwell " Prince "


O " Black Prince "
Fred Olsen Lines, Oslo, Noruega
1966 - 2009

O "Black Prince" nos primeiros anos
Postal da Companhia

O navio de cruzeiros “Black Prince” efectua na próxima quinta-feira, dia 23 de Julho, a última escala em Leixões, estando previsto viajar a curto prazo para a Ásia, devendo por lá passar o resto dos seus dias de vida útil. Lembro-me dele desde a 1ª vez que veio a Leixões, com a chaminé da Fred Olsen, de Oslo, durante o período de Verão, do mesmo modo que o recordo nas escalas de Inverno, com o nome “Venus”, quando operado pela Bergenco, empresa sediada em Bergen, companhias que estiveram na origem da sua construção.

O navio em postais

Arrisco até afirmar que terá sido o navio de passageiros e de cruzeiros mais regular deste porto, nos últimos 40 anos, motivo pelo qual seria merecedor dum qualquer evento a celebrar o facto, junto da empresa armadora e seus representantes, na hora da despedida.

O navio em postais

Nasceu para ser utilizado como ferry, navegando entre portos escandinavos e ingleses, com escalas posteriormente alargadas a portos holandeses e alemães. Foi construído no cais 561 do estaleiro Luebecker Flender, na Alemanha, em 1966, tendo sido inicialmente registado na Noruega, na Libéria e no Panamá. Como navio de cruzeiros recuperou o registo Norueguês, mais tarde substituído pela bandeira das Ilhas Bahamas, que utilizou durante os últimos anos.
Actualmente apresenta uma TAB de 11.209 toneladas e uma TAL de 4.072 toneladas. O porte é de 3.043 toneladas. Está equipado com dois motores diesel Ottensener Eisenwerk A.G., construídos em Hamburgo, Alemanha, com 8.370 Bhp’s cada, que lhe garante uma velocidade de cruzeiro de 18,5 milhas por hora. Tem 141,62 metros de comprimento fora a fora, 129,29 metros de comprimento entre perpendiculares e 20,27 metros de boca (largura). O calado médio é de aproximadamente 6,45 metros, permitindo-lhe a entrada em portos de águas pouco profundas.

O navio em postais

Esteve colocado nos últimos anos ao serviço do mercado Inglês de cruzeiros, mantendo uma capacidade de oferta com 241 camarotes, nos quais foram instalados 450 camas, apesar de viajar normalmente com cerca de 420 passageiros. A equipagem ronda os 200 tripulantes, de várias nacionalidades, com principal incidência de origem na Noruega e nas Filipinas.
O último Safety Management Certificate emitido pela Det Norsk Veritas, em 18 de Fevereiro de 2005, que permanece válido até 22 de Janeiro de 2010 não será portanto renovado. Nessa altura a legislação comunitária obriga-o a manter-se afastado dos portos europeus, mas não invalida a continuação duma existência de sucesso, teimando navegar muito além dos 43 anos, já celebrados no decorrer de 2009.


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