quinta-feira, 16 de abril de 2009

Bartolomeu Dias - O navegador e os navios


Bartolomeu Dias
Navegador
1450(?) - 1500

Selo dos C.T.T.

A Marinha de Guerra Portuguesa pelo menos desde 1858, tem vindo a homenagear com grande simbolismo e solenidade o nome deste notável navegador. A espaços de 30 a 40 anos, tem acontecido o baptismo regular de novas unidades, situação que se repetiu este ano, com a entrada em serviço de mais um navio. Assim se perpetua a lembrança dum capitão e marinheiro, provavelmente transmontano oriundo de Mirandela, cujas façanhas e viagens o colocam no quadro de honra dos descobrimentos.

Corveta “Bartolomeu Dias“
1858-1905

A corveta "Bartolomeu Dias"
gravura de autor desconhecido

Navio consagrado pela excelência da construção, foi o primeiro navio misto com propulsão à vela e a vapor ao serviço da Armada. Por ter sido escolhido para transportar a Rainha D. Maria Pia, na confirmação do seu casamento em Lisboa, com o então Príncipe herdeiro o Infante D. Luís e pela presença na América do Sul, por força do conflito entre o Brasil e o Paraguai, merece ser lembrada pelos brilhantes serviços prestados do país.

Aviso colonial de 1ª Classe “Bartolomeu Dias”
1935 - 1969

O aviso de 1ª classe "Bartolomeu Dias"
imagem Photoship.Uk

O segundo navio a que fazemos referência, revelou-se igualmente uma excelente aquisição. Primeiro como Aviso colonial de 1ª classe, mais tarde classificado como Fragata, ocupou sempre posição de relevo, muito em função das missões desempenhadas nas antigas colónias de Moçambique, Índia, Macau e Timor.

Fragata “Bartolomeu Dias”
16.01.2009 -

A nova Fragata "Bartolomeu Dias"
imagem da Revista da Armada

Ao novo navio e futuras guarnições, os nossos votos de boa sorte no cabal desempenho das missões que lhes forem atribuídas. E que todos em conjunto saibam continuar o exemplo dado pelos navios anteriores, dignificando o honroso nome que ostenta.

Sem comentários: