segunda-feira, 16 de fevereiro de 2009

Inaugurações


Os novos molhes da barra do rio Douro
Obra orçada em 25 milhões de euros


Segundo relato na imprensa diária desta semana, o I.P.T.M. (Instituto Portuário e dos Transportes Marítimos), quer inaugurar os molhes na barra do rio Douro, ainda no decorrer deste mês. Os trabalhos que tiveram início em meados de 2004, foram considerados concluídos em fins de 2008, 16 meses depois do previsto, com uma derrapagem de 2,6 milhões de euros e sem corresponder às perspectivas iniciais do projectista, o arq. Carlos Prata.
Nas vistorias efectuadas à obra, sendo que a última teve lugar em 13 de Janeiro, foram detectadas mais duas anomalias, a juntar a outras seis verificadas anteriormente. Os atrasos que foram provocados por uma alteração da regulamentação ambiental, agravaram-se devido ao temporal na costa, com especial incidência no dia 26 de Janeiro, que provocou danos nos molhes, que estão agora a ser avaliados.
Não invalida estes factos a melhoria que já se verifica, permitindo às embarcações costeiras e de pesca, a transposição da barra com boas condições de navegabilidade e segurança.

Sem comentários: