domingo, 25 de janeiro de 2009

Pesca do Bacalhau, portos do Norte, 1900-1940


A aventura da pesca

Não foram muitos os navios dos portos pequenos do Norte, pertença de armadores ousados, também eles perseguindo a vontade de arriscar na pesca nos mares da Terra Nova. Creio que todos sabemos, terem saído destes portos larga quantidade de pescadores para trabalhar nos navios das frotas maiores. Curiosamente das embarcações nortenhas, pouco se sabia e quase nada se comentava. Consegui descobrir 6 desses navios (ainda que um deles não tenha feito nenhuma campanha). Este é o resultado da pesquisa, que gostosamente divido convosco.

Os navios matriculados em Espozende

Iate “ Gomes 1º
1908 – 1909

Armador : António Fernandes Gaiféro e outros, Espozende
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Nº Oficial : n/s > Iic.: H.K.C.V. > Registo : Vila do Conde
Construtor.: Manuel Dias dos Santos Borda, Fão, 1890
ex “Gomes 1º”, Francisco F. Gomes, Viana, 1890-1908
dp “Gomes 1º”, Carlos Pires L. Pinheiro, Espozende, 1909-1910
Tonelagens : Tab 96,32 to > Tal 91,50 to
Comprimentos : Pp 25,66 mt > Boca 6,80 mt > Pontal 2,45 mt
Máquina : Não tinha motor auxiliar
Equipagem : (x) tripulantes
Capitães embarcados : -?-
Vendido a José Joaquim Gouveia, alterou o registo para o Porto em 1910 e mudou o nome para “Tricana” em 1911. Vendido à Empresa do Sal, Lda., em 1917, manteve o registo no Porto, mas alterou o nome para “Vouga”. Vendido novamente em 1918, alterou o registo para Lisboa.

Lugre “ Famalicão II “
1921 – 1922

Armador : Soc. de Navegação e Pesca “Espozende”, Lda.
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Nº Oficial : n/s > Iic.: -?- > Registo : Espozende
Cttor.: José Dias Santos Borda, Espozende, lançado 01.09.1921
Tonelagens : Tab 186,00 to > Tal __ to
Comprimentos : Pp __ mt > Boca __ mt > Pontal __ mt
Máquina : Não tinha motor auxiliar
Equipagem : (x) tripulantes
Capitães embarcados : -?-
Vendido a armador estrangeiro, passou a usar o pavilhão Francês. Sem rasto.


Os navios matriculados em Vila do Conde

Iate “ S. Pedro “
1902 – 1903

Armador : José Gomes da Silva, Vila do Conde
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Nº Oficial : n/s > Iic.: -?- > Registo : Vila do Conde
Cttor.: José Martins Araújo Jr., V. Conde, lançado 30.10.1902
Tonelagens : Tab 89,00 to > Tal 71,13 to
Comprimentos : Pp __ mt > Boca __ mt > Pontal __ mt
Máquina : Não tinha motor auxiliar
Equipagem : (x) tripulantes
Capitães embarcados : -?-
Mesmo armador, alterou o registo para Viana do Castelo em 1903. Vendido a armador Algarvio em 1908.

Iate “ Póvoa de Varzim “
1921 – 1922

Armador : __?, Vila do Conde
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Nº Oficial : n/s > Iic.: -?- > Registo : Vila do Conde
Cttor.: Manuel Amaro, V. Conde, lançado à água 24.03.1921
Tonelagens : Tab 103,75 to > Tal 84,00 to
Comprimentos : Pp __ mt > Boca __ mt > Pontal __ mt
Máquina : Não tinha motor auxiliar
Equipagem : (x) tripulantes
Capitães embarcados : -?-
Naufragou dentro do porto de Leixões devido a violento temporal, em 27 de Janeiro de 1922. Depois de rebentar uma amarra, foi à garra sobre o 2º ferro, seguindo de encontro às pedras do enrocamento do Molhe Norte, onde se desfez. Não existe registo de vitimas.

Lugre “ Porto d’Ave “
1923 – 1924

Armador : Soc. Pescarias “Rio Ave”, Lda., Vila do Conde
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Nº Oficial : n/s > Iic.: H.P.O.A. > Registo : Vila do Conde
Cttor.: Jeremias Martins Novais, V. Conde, lançado 02.04.1923
Tonelagens : Tab 144,66 to > Tal 88,19 to
Comprimentos : Pp 35,50 mt > Boca 7,34 mt > Pontal 3,38 mt
Máquina : Não tinha motor auxiliar
Equipagem : (x) tripulantes
Capitães embarcados : Joaquim Agonia da Silva (1923 e 1924)
Mesmo armador, alterou o registo para a Póvoa de Varzim.


Os navios matriculados na Póvoa de Varzim

Lugre “ Porto d’Ave”
1925 – 1933

Armador : Soc. Pescarias “Rio Ave”, Lda., Vila do Conde
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Nº Oficial : 1.027 > Iic.: H.P.O.A. > Registo : Póvoa de Varzim
Cttor.: Jeremias Martins Novais, V. Conde, lançado 02.04.1923
Tonelagens : Tab 144,66 to > Tal 88,19 to
Comprimentos : Pp 35,50 mt > Boca 7,34 mt > Pontal 3,38 mt
Máquina : Não tinha motor auxiliar
Equipagem : (x) tripulantes
Capitães embarcados : Joaquim Agonia da Silva (1925 e 1926), Manuel Cruz (1927), João do Couto (1928), Francisco Fernandes Mano (1929 e 1930).
Naufragou com água aberta, seguindo-se o encalhe em Peniche de Baixo, a 27 de Novembro de 1933. Não existe registo de vitimas.

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