quinta-feira, 18 de dezembro de 2008

Não o vi, mas sei que andou por aí...


O paquete “ Hanseatic “
1957 - 1966
Todos os navios tem uma história para contar

Tonelagens : Tab 26.032 to > Tal 15.725 to > Porte 17.737 to
Comprimentos: Pp 196,30 mt > Boca 25,54 mt > Pontal 13,56 mt
Máquina : Fairfield Co., 1929 > 2:St > Velocidade ca. 21 m/h

"Empress of Japan" - postal da Companhia

Nasceu no estaleiro Fairfield Co., Ltd., de Glasgow, Escócia, sob encomenda da companhia Londrina Canadian Pacific Railway Co., ficando apto a navegar em Junho de 1930. Foi baptizado “Empress of Japan”, colocado na linha do Pacifico e logo com um recorde na travessia entre Liverpool e Rimouski em 5 dias e 5 horas. Já no outro lado do mundo, novo recorde na viagem transatlântica desde Yokohama para Honolulu, em 6 dias, 8 horas e 39 minutos, à velocidade de 22,2 milhas / hora, entretanto melhorada durante a viagem do Hawai para Victória (Austrália) à velocidade de 22,4 milhas / hora.

"Empress of Scotland" - postal da Companhia

Chegam os anos da guerra e a consequente adaptação a transporte de tropas, mudando de nome em Outubro de 1942 para “Empress of Scotland”. Só 9 anos depois, ultrapassados os anos da guerra, em 1948, voltaria à posse do armador, ficando amarrado até Maio de 1950, para reparar e receber a necessária remodelação, entrando em serviço na frota comercial do Atlântico, com viagens para os Estados Unidos e Canadá. Durante os invernos, efectuava cruzeiros de longa distância a partir de Nova Iorque.

O "Hanseatic" - postal da Companhia

Colocado à venda em 1958, foi a primeira unidade da recém formada companhia German Atlantic, que procedeu à completa reconstrução do navio, mais evidente por perder uma chaminé e alteradas as restantes, além de um considerável aumento em termos de tonelagem (Tab 30.050 to). Dava assim início em Julho de 1958 a um bem sucedido tráfego entre Cuxhaven e Nova Iorque, com o nome “Hanseatic”, navegando à época numa velocidade na ordem das 20 milhas / hora.

O "Hanseatic" - foto / postal da Companhia

Realmente não o vi, mas ele passou por Leixões como deve ter igualmente passado por Lisboa. A 7 de Setembro de 1966, poucas horas antes de largar de Nova Iorque para a Europa, foi vitimado por um violento incêndio que teve início na casa das máquinas. Demasiadamente esventrado, ainda foi tentada a recuperação fazendo a viagem a reboque até ao porto de Hamburgo. As vistorias e as inspecções ditaram o seu fim. Condenado por inavegável, foi vendido para demolição em Hamburgo, em Novembro de 1966.

O "Hanseatic" - imagem (c) Fotomar, Matosinhos

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