sábado, 2 de fevereiro de 2008

Frotas mercantes no Mundo


A Aberdeen & Commonwealth Line
1920 - 1940


A Aberdeen & Commonwealth Line resulta basicamente devido ao fracasso da companhia Australian Commonwealth Line, empresa ligada ao governo Australiano, que teimava em manter uma carreira de carga e passageiros directa para a Europa, quando o grosso do tráfego a explorar para o novo continente, funcionava exactamente em sentido inverso. A situação revela-se proveitosa para a White Star Line, que compra os 6 navios da frota na intenção de diversificar a capacidade de oferta, ficando desde então com a linha principal para os Estados Unidos e uma segunda linha na direcção oposta para a Austrália. Mas como o projecto não funcionou conforme planeado, a White Star submete-se à decisão governamental de abrir falência, transferindo os seus enormes paquetes da linha dos Estados Unidos para a Londrina Cunard Lines, sendo simultâneamente formada a Aberdeen & Commonwealth Line, que passa a gerir a linha da Austrália, com passagens numa classe única «turística», a preços relativamente acessíveis. E tal como aconteceu à White Star Lines, com o avolumar das dividas o governo Inglês volta a intervir no sentido dos navios serem transferidos para outra empresa, a Shaw, Savill & Albion Line. Com o início da II Grande Guerra Mundial, o último navio ainda disponível é entretanto requisitado pelo Almirantado Britânico e transformado em cruzador mercante armado, que por ser afundado em combate, representa a machadada final na companhia, cuja existência perde completamente o significado.


Tabela de saídas e horários


" Hobson's Bay "

O "Hobson's Bay" - postal da companhia

Ctdo. no estaleiro Vickers, Barrow in Furness, Inglat., Jan.1922
Tonelagens: Tab 13.837 to
Comprimentos: Pp 161,70 mt > Boca 20,80 mt
Máquina: Vickers > 2:Te > Veloc. 16 m/h
Alterou o nome para "Esperance Bay" (2) em 1936
Vendido para demolição em Faslane a 06.07.1955


" Largs Bay "


O "Largs Bay" - foto postal edição C.R. Hoffmann, Southampton

Ctdo. no estaleiro Beardmore, Dalmuir, Escócia, Dez.1921
Tonelagens: Tab 13.851 to
Comprimentos: Pp 161,80 mt > Boca 20,80 mt
Máquina: Beardmore > 2:Te > Veloc. 16 m/h
Vendido para demolição em Barrow in Furness a 22.08.1957


" Moreton Bay "


O "Moreton Bay" - postal da Companhia

Ctdo. no estaleiro Vickers, Barrow in Furness, Inglat., Nov.1921
Tonelagens: Tab 13.850 to
Comprimentos: Pp 161,70 mt > Boca 20,80 mt
Máquina: Vickers > 2:Te > Veloc. 16 m/h
Vendido para demolição em Barrow in Furness a 13.04.1957


" Esperance Bay " (1)


O "Esperance Bay" - foto postal edição C.R. Hoffmann, Southampton

Ctdo. no estaleiro Beardmore, Dalmuir, Escócia, Dez.1921
Tonelagens: Tab 13.853 to
Comprimentos: Pp 161,80 mt > Boca 20,80 mt
Máquina: Beardmore > 2:Te > Veloc. 16 m/h
Transf. para Shaw, Savil & Albion Line, nome "Arawa", 1936
Vendido para demolição em Newport a 21.05.1955


" Jervis Bay "


O "Jervis Bay " - postal da Companhia

Ctdo. no estaleiro Vickers, Barrow in Furness, Inglat., Set.1926
Tonelagens: Tab 13.840 to
Comprimentos: Pp 161,70 mt > Boca 20,80 mt
Máquina: Vickers > 2:Te > Veloc. 16 m/h
Requisitado pelo Almirantado Britânico, teve o casco pintado com a cor cinzenta da Marinha e posicionado como cruzador mercante armado na protecção de comboios marítimos. Quando se encontrava a escoltar um comboio fez frente ao couraçado Alemão "Admiral Scheer", pelo que pela desigualdade de armamento foi afundado a tiros de canhão na posição 52º26'N 32º34'W em 05.11.1940. O capitão do navio pela bravura demonstrada em combate, foi agraciado a título póstumo com a condecoração Victoria Cross.


" Fordsdale "


O "Fordsdale - imagem de autor desconhecido

Ctdo. por Australian Government Dockyard, Sidney, Mar.1924
Tonelagens: Tab 9.949 to
Comprimentos: Pp 152,40 mt > Boca 19,30 mt
Máquina: 2:Qe > Veloc. 15 m/h
Vendido a Audax Shipping, mudou nome "Ocean Neptune", 1952
Vendido, mudou o nome para "Pacific Trader", 1954
Vendido, mudou o nome para "Atlantic Concord", 1956
Vendido, mudou o nome para "Jui Yung", 1958
Vendido para demolição em Osake em Junho de 1959

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