domingo, 17 de fevereiro de 2008

Companhia Colonial de Navegação - o paquete "Santa Maria"


O caderno de viagem
























2 comentários:

LUIS MIGUEL CORREIA disse...

Um belíssimo navio de passageiros, ligeiramente enriquecido em termos estéticos face ao primeiro da série, o imponente VERA CRUZ.
Pena que só tenha navegado 19 anos. Foi uma dor de aslma ver o SANTA MARIA partir de Lisboa pela última vez, disfarçado de cargueiro, os porões e os tombadilhos cheios de carga para Luanda e Lourenço Marques. Serviu depois de rebocador da capital moçambicana para Port Louis, que os navios de cabotagem a vapor da CCN na Costa Oriental estavam também a ser substituídos. Acabou prematuramente na Formosa ao lado do seu irmão VERA CRUZ, já em fase de desmantelamento, aos quais se juntou um mês depois o PÁTRIA.
Foram-se os aneis, ficaram os dedos, foram-se os navios, ficaram memórias, saudades e muita revolta por de mais não termos sido capazes. Anos mais tarde um armador Grego ilustre, grande amigo dos navios portugueses disse-me:
-Se tivesse vindo para Portugal uns anos mais cedo, não tinham ido para a sucata assim. Mas ainda veio a tempo de salvar o FUNCHAL e o INFANTE...

A VER NAVIOS disse...

Mas que maravilha.
Tudo perdemos.
Enfim, recordar é viver!