quarta-feira, 23 de janeiro de 2008

Gigantes alemães - o " Europa " no mundo


Histórias de gigantes




NORDDEUTSCHER LLOYD


O " Europa " (1)
Registo: Bremen, Alemanha


O "Europa" - apresentação do navio - postal da companhia

O "Europa" a navegar - postal da Companhia

O «AP-177» USS "Europa" - com o casco pintado em camuflagem
Imagem Ships of the Line

O "Liberté" - à entrada de Nova Iorque - postal da Companhia

Em serviço 19.03.1930-25.08.1945
Construído por Blohm & Voss, Steinwerder, 01.03.1930
Tonelagens : Tab 49.746 to
Cpmts : Ff 291,50 > Pp 271,30 mt > Boca 31,10 mt
Máquina: 2:Te > 2:Di > 27 m/h
Tendo a entrada em serviço prevista para 1929, foi vitima de incendio na estaleiro durante a construção em 26.03.1929, levando à conclusão tardia em 1930. Ainda em 1930 foi considerado o navio mais veloz sobre o Atlântico. Aquando da II Grande Guerra Mundial amarrou no porto de Bremerhaven, sendo utilizado para acomodação de tropas. Capturado pela marinha dos Estados Unidos e rebaptizado «AP-177» ou USS "Europa", efectuou 2 viagens entre continentes para repatriamento de militares americanos na Europa. Ao fim de um ano, porque a manutenção era demasiado dispendiosa, o navio é devolvido ao transporte de passageiros, sendo entregue ao governo Francês, para compensação sobre prejuízos de guerra, que por sua vez o transfere para a Compagnie General Transatlantique, registando a viagem inaugural em 17.08.1950. Sob bandeira francesa, muda o nome para "Liberté", permanecendo em actividade até 1961. Em 1962 foi vendido para demolição no porto italiano de La Spezia.


" Europa " (2-a)
Registo: Bremen, Alemanha


O "Europa" com as cores da Norddeutscher - postal da Companhia

O "Europa" a navegar - postal da Companhia

Em serviço 1966-1970
Construído por Royal Schelde, Flushing (NL) 10.1953
ex "Kungsholm" - SvenskaLloyd, Suécia, 1953-1966
Tonelagens : Tab 21.164 to > Pm 4.201 to
Cpmts : Ff 182,90 > Pp 161,50 mt > Boca 23,50 mt
Máquina: 2:Di > 19 m/h
Vendido à Hapag Lloyd em 1970.


HAPAG LLOYD


" Europa " (2-b)
Registo: Hamburgo, Alemanha


O "Europa" nas cores da Hapag - postal da Companhia

O "Europa" a navegar - postal da Companhia

Em serviço 1970-1981
Construído por Royal Schelde, Flushing (NL) 10.1953
ex "Europa" - Norddeutscher Lloyd, 1965-1970
Tonelagens : Tab 21.164 to > Pm 4.201 to
Cpmts : Ff 182,90 > Pp 161,50 mt > Boca 23,50 mt
Máquina: 2:Di > 19 m/h
Depois da venda do navio à companhia Italiana Costa Line, que lhe alterou o nome para "Columbus C", encalhou em 29.07.1984 sobre o quebra-mar Levante de acesso ao porto de Cadiz. Pode ser desencalhado e atracado em cais do porto mas acabou por se afundar com água aberta. Novamente posto a flutuar foi vendido para demolição em Barcelona, a 06.04.1985.


" Europa " (3)
Registo: Nassau, Ilhas Bahamas


O "Europa" - apresentação do navio - postal da Companhia

O "Europa" - viagem de circum-navegação, 1983

O "Europa a navegar - postal da Companhia

O "Europa" - modelo que se encontrava disponível a bordo

Em serviço 1981-1999 > Imo Nº 730995 > Iic : C6PU4
Construído por Bremer Vulkan AG., Bremen, 1981
Tonelagens : Tab 37.012 to > Tal 13.824 to > Pm 6.506 to
Cpmts : Ff 199,63 > Pp 175,19 mt > Boca 28,55 mt
Máquina: MAN B&W Diesel AG. > 2:Di > 21 m/h
Vendido em 1999. Alterou o nome para "Supertar Aries".


" Europa " (4)
Registo: Nassau, Ilhas Bahamas


O "Europa" - Apresentação do navio - postal da Companhia

A viagem inaugural - Piréu - Lisboa - postal da Companhia

O "Europa" a navegar - postal da Companhia

Em serviço 1999-???? > Imo Nº 217944 > Iic : C6QK8
Ctd. por Kvaerner Masa Yards, Helsinquia, 09.09.1999
Tonelagens : Tab 28.890 to > Tal 9.205 to > Pm 3.252 to
Cpmts : Ff 198,60 > Pp 179,86 mt > Boca 24,00 mt
Máquina: MAN B&W DIESEL AG. > 2:Di > 21 m/h


Sem comentários: