quarta-feira, 23 de janeiro de 2008

Frotas nacionais - A Transnavi - Sociedade Portuguesa de Navios Cisternas


Recordamos hoje a Transnavi, armador vocacionado na utilização de navios cisternas, cuja curta existência, tanto quanto julgamos saber não terá sobrevivido a duas décadas. Operou durante o período de actividade 2 navios, ambos posteriormente integrados na frota da Companhia Nacional de Navegação.

" Porto de Aveiro "

Nº Of.: I-366 > Iic.: CSBV > em serviço de 28.06.1968-1978
Construído por Stord Verft, Leirvik, Noruega, 23.06.1960
ex "Lind" - registo norueguês, 1960-1968
Tonelagens: Tab 1.858,44 to > Tal 1.078,54 > Pm 2.445 to
Cpmts.: Ff 83,22 mt > Pp 77,44 mt > Bc 12,53 mt > Ptl 5,58 mt
Máquina : 1:Di > veloc. 11 m/h >> 23 tripulantes
Vendido em 1978. Alterou o nome para "Porto Leone".
Vendido em 1981. Alterou o nome para "Somcol I"
Afundou-se ao largo de Mismaret Beacon, próximo ao porto
de Jeddah, na Arábia Saudita, em 30.09.1985


O "Porto de Aveiro" em Leixões - imagem (c) Fotomar

" Nova Lisboa "

Nº Of.: I-383 > Iic.: CSCI > em serviço de 01.09.1970-1989
Construído por Menzer, Geesthacht, Holanda, 06.1969
ex "Stainless Transporter" - registo dinamarquês, 1969-1970
Tonelagens: Tab 1.453,02 to > Tal 767,48 > Pm 2.926 to
Cpmts.: Ff 86,49 mt > Pp 81,87 mt > Bc 12,22 mt > Ptl 4,93 mt
Máquina : 1:Di > veloc. 12,5 m/h >> 15 tripulantes
Vendido em 1989. Alterou o nome para "Stainless Princess".
Deu à costa sobre rochedos a cerca de 10 milhas do porto de
Pusan, em 10.05.1992, sendo considerado perda total.


O "Nova Lisboa" em Leixões - imagem (c) Fotomar

Sem comentários: